COMO ACORDAR PLENO EM 5 PASSOS

13/01/2021

Hoje em dia, buscar pelo sono perfeito passou de necessidade, virou obrigação. Depois de um dia complicado, stress, tensões, cansaço; precisamos repor as energias de forma fácil a fim de garantir força para a luta do dia seguinte. Pensando nisso criamos essas simples dicas para acordar bem melhor.

Descanse de 7 a 8 horas por noite 

Seu organismo precisa de 7 a 8 horas de sono por dia em média para renovar os sistemas de seu corpo e repôr as energias. Durante o sono, além de descansar, o nosso corpo trabalha para manter o equilíbrio do sistema imunológico, endócrino, neurológico e de diversas outras funções. Por isso, o sono é tão importante para nossa saúde.

O tempo de sono regula e melhora coisas essenciais como: Queima de calorias ajudando contra a obesidade, melhora absorção da insulina por diabéticos, melhora contra hipertensão inclusive para quem não sofre da doença, melhora a memória aumenta a produção de uma proteína que aumenta as conexões neurais, ajuda pessoas com depressão a melhorar o ânimo.

Por isso é importante cuidar bem com a superfície e ambiente em que você está dormindo. Escolher colchões ou travesseiros de espuma de látex, garante maior indeformidade, pois essa borracha alivia a tensão contra o corpo, assim sua circulação fica livre e seu sono mais tranquilo. Espumas de poliuretano tendem a ser firmes e rígidas, ou as de visco (da "NASA") que amortecem impacto, todavia ficando rígidas depois perdendo o conforto se estiver sobre outra superfície firme.

Esqueça a função soneca

Programar inúmeras sonecas de poucos minutos pode parecer eficiente para os que possuem dificuldade em lutar contra preguiça, todavia isso pode destruir sua disposição e levar embora toda sua energia do dia.

O som do despertador tende a criar a sensação de desgosto, tornando até a música mais querida em terror, então que tal acordar por movimento?

Você pode programar o despertador de maneira consciente em um horário que possa levantar sem tirar mais um cochilo.

Outra alternativa é despertar sem estresse, afinal o som do despertador tende a criar a sensação de desgosto, tornando até a música mais querida em terror, então que tal acordar por movimento? ou melhor, recebendo uma massagem? existem colchões que no kit massagem tem a função despertador, basta programar e acordar no seu ritmo sem o desgaste do susto e da frustração.

O travesseiro ideal existe

Além de cuidar com o material escolhido do travesseiro, como foi citado antes, o conforto do látex por não ficar rígido e pressionar, nesse caso, orelha e rosto; é importante também cuidar que a matéria prima seja livre de substâncias tóxicas, assim como causador ou que prolifere microorganismos.

É importante lembrar, que acúmulo de ácaros, fungos e bactérias dificultam a respiração durante o sono. Por isso é importante ter alguns cuidados especiais. 

Sabia que não se deve colocar o travesseiro ao sol? De nenhum tipo, afinal o calor do sol mata os microorganismos da superfície, mas aumenta a multiplicação deles no interior do travesseiro, somente os de látex que naturalmente não permitem que ácaros, fungos ou bactérias se criem em seu interior por conta de suas células abertas.

Outra coisa a se pensar na hora de escolher o travesseiro ideal, é a sua posição predileta de sono e o seu biotipo, se dorme de lado deve medir a distância entre a orelha e o ombro; todavia se dorme de bruços ou de barriga para cima, cuidar para não torcer o pescoço, ele deve alinhar com o corpo. 

Beba água logo ao acordar

Beber entre 300 a 600ml de água logo ao acordar reativa todos os órgãos do corpo que desidrataram durante as horas de sono. Isso irá ajudar muito seus sistema digestivo, regulando seu organismo, eliminando toxinas e aumentando sua energia.

Dica: deixe uma garrafinha ao lado da cama e beba assim que abrir os olhos.

Amanheça ouvindo música e se mexendo

Ouvir música pela manhã anima e estimula a motivação e o rendimento do dia inteiro, além de propiciar o corpo a produzir hormônios de felicidade e satisfação, assim como fazer exercícios. 

Então aproveite e dance pela casa durante a manhã enquanto se arruma, ou escolha um podcast inspirador e instrutivo para ativar bons sentimento para seu dia. Evite notícias ruim nesse horário, elas podem viciar seu organismo nessa sensação e acabar por estragar suas manhãs.