PADRÃO DE CONSUMO EM 2023

13/04/2021

Você deve estar se perguntando, por que saber o comportamento do consumidor do futuro, se é agora que preciso vender? Pois bem, a resposta é simples, tendências são geradas por precursores e eventos, saber oque a a massa estará pensando no futuro, é garantir que sua abordagem terá sido bem formulada.

2020 foi um ano de reinvenção, para a retomada da economia as empresas tendem a serem mais criativas.

A forma do consumidor perceber a marca em relação a produtos e experiências mudou, mudando os hábitos e as prioridades de compra. Você precisa implementar neste momento algo para se antecipar e entregar produtos que despertarão o interesse das pessoas. Por isso esse material vai ajudá-lo muito.

A WGSN disponibilizou esse material gratuito aos seus seguidores, Apresentando quatro perfis que moldarão o mundo ao nosso redor: Antecipadores, Novos Românticos, Inconformados e Condutores.

As estratégias de engajamento detalhadas para cada um desses perfis, na matéria 'Consumidor do Futuro 2023' ajuda você a criar oportunidades de crescimento - apesar de disrupções e incertezas -, e a alinhar a sua equipe a essa visão.

01

Antecipadores

O Stress desse período, as incertezas em relação ao futuro e à economia afetam os Antecipadores. Eles querem estabilidade e segurança, e precisa de interferências otimizadas. Facilidades e redução de riscos.

Estratégia: invista em inovações do varejo, vendas antecipadas e sob demanda, lançamentos semanais, novos modelos de desconto e programas de fidelidade.

02

Novos Românticos

Uma rotina de trabalho mais pesada e um desejo profundo de se reconectar às emoções caracteriza os Novos Românticos, um grupo que está redefinindo os coletivos comunitários. Com o trabalho remoto se estabelecendo, essas pessoas estão fugindo das metrópoles em direção a áreas rurais, redefinindo o conceito delas de comunidade. O lar será o grande refúgio, assim ambiente de trabalho.

Estratégia: desenvolva produtos, serviços e iniciativas que ajudem as pessoas a criar laços emocionais mais sólidos com seus mundos interiores e exteriores. Para isso, use materiais naturais e crie produtos sustentáveis que ofereçam momentos sensoriais, estimulem os rituais e ampliem o bem-estar.


03

Inconformados

A indignação de 2020 e a falta de assistência de governos e instituições, este grupo ativista usa a tecnologia e o apoio dos colegas para reconstruir o mundo. Em 2023, a cultura do cancelamento deverá focar na diversidade, já que os Inconformados apoiam comunidades e empresas que fomentem a diversidade.

Estratégia: invista em ações inspiradoras, progresso contínuo e mudanças de longo prazo. Desenvolva produtos transculturais, incorpore os saberes indígenas, implemente uma cadeia de produção ética, seja transparente e desenvolva marketplaces de venda direta ao investidor.

04

Condutores

Incrivelmente resiliente, este grupo de multidimensionais, multitalentosos e sempre dispostos a realizar multitarefas, esses consumidores que não têm medo de riscos se interessarão por habilidades neurais e experiências que despertem os sentidos, abrindo espaço para uma nova onda de carreiras não lineares.

Estratégia: invista em novas experiências, aventuras virtuais e mundos alternativos. Explore o varejo gamificado, o comércio 'e-terativo', onde o consumidor possa se comunicar, se divertir, comprar, aprender e trabalhar.