DESCONGELE SUA EQUIPE E MOTIVE-OS COM 5 ATITUDES

25/05/2021

Todos sabemos o quanto é essencial para os negócios manter uma equipe saudável e com ânimo para dar o melhor de si e pela empresa, mas como podemos estimular isso?

É importante identificar as pessoas de sua equipe, quais os perfis de comportamento e o que eles possuem de atributos a serem explorados e deficiências a serem melhoradas.

Um bom time não fica estagnado em fazer o melhor do que sabe, pois manter-se na zona de conforto desanima os integrantes da equipe. É importante ter um equilíbrio de 80% de uso de suas qualidades natas e 20% de desconforto estimulando a superação e o ''êxtase da conquista''.

Ficou interessado? então continue lendo:

1. INDENTIFICANDO OS PERFIS

Existem alguns métodos de identificação dos traços de caracter ou perfis de seus funcionários. A forma ideal é ter um time de RH preocupado no melhoramento do clima organizacional, estes por fim identificarão os perfis e irão repassar aos gestores como agir e impulsionar o melhor de cada um na equipe. Caso sua empresa não possua um time de RH, pode contratar alguém externo, ou pode usar algumas ferramentas online sobre o assunto. 

Um bom exemplo é o inspiira.org. É necessário que cada um de seus colaboradores respondam o questionário, deixando claro a todos que não existe resposta correta, ele identifica e direciona a melhor forma de uso dos atributos de cada um. Esse método é muito usado e indicado por profissionais de psicologia e recursos humanos. Identifica que tipo de profissional você é, e quais seus ''super poderes'' ou sua ''criptonita''. 

Outro método, atual, é  utilizar a ferramenta ''O Corpo Explica'', nesse caso é ideal fazer o curso ou contratar um analista. Ele consiste em identificar os traços de caracter identificando a porcentagem de 5 traços em cada um, são eles: Esquizóide, Oral, Psicopata, Masoquista e Rígido. É importante ressaltar que não se trata do termo patológico, mas sim de uma traço que todos temos com porcentagens diferentes, No qual mostram as capacidades natas a serem exploradas e os medos e travas que assombram o indivíduo. Também é muito usado para identificar o cliente e saber qual a melhor abordagem na hora do scaneamento do cliente. Acesse o corpo explica.

Outro forma, com visão mais holística, muito difundida em grandes empresas é a numerologia Cabalística. Ela aponta questões de cada indivíduo e estimula o destrave de medos e traços de conduta. Traz um processo de reflexão importante e estimula o melhoramento e dedicação com intuito de alcançar o máximo de seu potencial e não se abalar com as decepções. É um método não muito ortodoxo, todavia é uma filosofia muito respeitada no mundo dos negócios. Para se informar mais procure: Numeróloga Wanice

2. POTENCIALIDADES E DORES

Agora que identificou os traços ou padrões de comportamento, é importante separar as características potenciais e fraquezas.

Monte um quadro de sua equipe, analisando a relação das atividades a serem efetuadas pela equipe, versus as características dos indivíduos. É importante estar com a mente clara para não desenvolver julgamentos precipitados e criar pavor. Isso irá no mínimo fazer o oposto do que deseja.

Separe as potencialidades e identifique que tarefas podem ser atribuídas a cada um. Tome cuidado para não sobrecarregar ninguém e analise o tempo ideal a ser gasto em cada atividade e distribua entre os que se identificam a elas. Essa parte á fácil, 80% das tarefas serem conduzidas por quem tem maestria com elas. 

Agora encontre as fraquezas, travas e medos, mas não seja afoito, nesse momento deve apenas identificar e encontrar tarefas simples que exigem essas capacidades. Lembre que nesse momento você estará instruindo, e não cobrando. Na próxima etapa é que tudo irá ficar mais claro.

3. ELOGIE E CONDICIONE A ATENÇÃO

Para os trabalhos cotidianos é de suma importância ter checklist ou instruções de tarefas, apenas para fazer marcação de pontos, e os próprios funcionários se louvarem por conseguir fazer com maior velocidade. Elogie pontualidade, rapidez, proatividade e responsabilidade com o que foi solicitado; mas deixe o lembrete de tempos em tempos sobre prestar atenção aos detalhes, isso ajuda a quererem sempre fazer o melhor para serem elogiados novamente. Valorize pessoas que gostam de fazer o melhor sempre.

Mas isso funciona muito bem para as potencialidades, quando você sobrecarrega alguém com algo que ela não se sente apta, isso pode gerar stress e resultado negativo. Em casos assim é importante gerar atividades mais simples, e em dupla ou em grupo, para que outros possam auxiliar, ensinando. Cuide para que sejam tarefas de poucas etapas, para que seja aprendido em parcelas, uma parte por vez. Assim oque seria terror e stress se tornará aprendizado e louvores. 

Estimule anotações, lembretes, agendamento. 

4. CRIE OPORTUNIDADES E FERRAMENTAS

Muitas marcas e empresas se apegam a descontos como forma de estimular a equipe de vendas, e fica por isso. Existem muitas outras formas de estimular não só a equipe comercial, mas também o resto do time: marketing, financeiro, produção, despacho...

Tente utilizar técnicas diferentes que vão da forma de entrar em contato, a forma de oferecer o produto e serviço. Tenha ferramentas que facilitem e otimizem o tempo, isso não precisa ser custoso, pode inclusive ser gratuito, ferramentas como Trello, Google agenda e outras ajudam muito. Seja omnichannel, ou seja, esteja em todos os canais, seu cliente é quem escolhe onde, como, quando e porque quer comprar.

Um time com facilitadores responde muito melhor.

5. LEMBRE DE COMEMORAR

Toda vitória deve ser comemorada, por menor que seja. Sempre de um tempo de respiro a comemoração. Para que isso não se torne folga, estimule happy hour, ou uma vez ao mês termine o expediente 1h antes a fim de rir e descontrair e reportar os números e vitórias ao time. Isso ajuda a todos se unirem e se nortearem sobre como valeu a pena cada esforço em grupo, e acaba por incentivar a confraternização dos fujões.

Lembre que um bom time parte do estimulo e do aprendizado. É muito importante que esses dois pilares sejam a sua base e estejam bem claros aos seus colaboradores.

Esperamos ter ajudado, por favor nos sigam nas redes sociais no rodapé.

E lembrem, quem dorme bem, acorda bem, quem dorme em um INLATEX acorda melhor ainda.